Futuro Integral

Educação integral para a vida e o trabalho

Guarapuava1
Quando a escola ultrapassa os limites das carteiras em linha, giz e quadro negro, o aluno aprende mais. Quando a escola se aproxima do mundo do trabalho, o jovem conquista uma profissão. Educação é algo tão grandioso que não cabe nos currículos escolares.

Assim, ampliando o trabalho valoroso já desenvolvido pelas escolas, o Sesc Paraná mantém, a partir de muitas de suas unidades, o programa de Contraturno escolar, que se divide fundamentalmente em atividades de raciocínio lógico e letramento. Com a intencionalidade de formar uma rede social, são aprofundados quatro eixos:

  • Trabalho com a comunidade escolar;
  • Formação continuada de profissionais da educação;
  • Empreendedorismo social: o aluno como protagonista da sua realidade;
  • Cursos de complementação de renda.

Por meio da ludopedagogia e da metodologia de projetos, os orientadores conduzem os alunos a uma imersão transversal nos conhecimentos, com um viés inter e transdiciplinar, de modo que a aprendizagem torna-se significativa, dinâmica e cheia de vida.

Sua finalidade é permitir o domínio de novas habilidades, a mudança de comportamento, a prevenção da violência, maior participação e inclusão social, diminuição da evasão e aumento do rendimento escolar, desenvolvimento da criatividade e ampliação do repertório cultural.

O Contraturno Sesc promove a mediação para que o educando perceba como o conhecimento se insere na sua existência cotidiana. Essa é a efetiva educação: aquela que ultrapassa a sala de aula.