Autores & Ideias

2014

pagina autores e ideias

Sobre

Ao realizar e incentivar ações na área cultural, o Sesc Paraná está contribuindo para a formação de uma sociedade mais sensível, observadora, esclarecida e com olhar crítico em relação aos diversos contextos sociais. É a partir dessa compreensão que os projetos e programações literárias são idealizados.

Nesta linha de trabalho acontece o Autores & Ideias, projeto que é desenvolvido desde 2010 e neste ano chega à quarta temporada. Mais de 30 escritores – entre eles dois estrangeiros -, itineraram pelo estado para realização de oficinas, sessões de autógrafos e bate-papos. Na pauta dos encontros, debates sobre temas do cotidiano, cultura e arte, tudo costurado pela literatura.

A programação sempre teve e tem, entre outros desafios, provocar reflexões e questionamentos, que se desdobram num contínuo processo de experimentação, de formação, de estímulos e de ampliação do repertório cultural dos participantes.

Em 2013, foi implementada uma novidade, a presença dos escritores também na escola. No encontro com os estudantes, o autor lê e comenta trecho de uma obra que considera importante na formação de leitores. A programação continua nas unidades do Sesc, com bate-papo e sessão de autógrafos.

Galeria de Fotos

Intercâmbio Literário

Em quatro anos, o projeto literário Autores & Ideias trouxe ao Paraná mais de 30 nomes da literatura nacional para uma jornada dedicada à formação de leitores, a debater temas culturais e conversar sobre leitura e literatura. O projeto foi ainda garimpar novos leitores – fora dos grandes centros urbanos – e buscou popularizar a figura do autor. No ano passado, chegou a grupos escolares, levando o escritor à escola.

Nesta quinta edição, que vai passar pelas cidades de Londrina, de Cornélio Procópio, de Maringá e de Paranavaí, nos meses de maio e de junho, o Autores & Ideias apresenta novas vozes na literatura brasileira. Estamos falando dos escritores Marcos Peres e Rafael Gallo, que chegaram recentemente ao mercado editorial por meio do Prêmio Sesc de Literatura.

Na etapa de maio, o paranaense Marcos Peres é o convidado. Peres venceu o prêmio em 2013 com o romance O evangelho segundo Hitler (Record) e no evento será entrevistado pelo escritor mineiro André Sant’anna. Na pauta de junho, o paulista Rafael Gallo vencedor do prêmio em 2011 com o livro de contos Réveillon e outros dias (Record) terá a companhia do paranaense Luis Pellanda.

Programação

Maio – Marcos Peres e André Sant’anna

  • 06 – Londrina às 20h
  • 07 – Cornélio Procópio às 20h
  • 08 – Maringá às 20h
  • 09 – Paranavaí às 20h

Marcos Peres (Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2012/2013, categoria Romance)

Marcos Peres nasceu em Maringá e viveu sua infância em Astorga, no Paraná. É graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá e, atualmente, é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Venceu o Prêmio Sesc de Literatura com o Romance O Evangelho segundo Hitler.

André Sant’Anna é o escritor convidado para mediar o bate-papo com Peres

André Sant’Anna é músico, escritor, redator de televisão e publicidade. É autor da trilogia “Amor” (Edições Dubolso), “Sexo e Amizade” (Companhia das Letras), de “O Paraíso É Bem Bacana” (Companhia das Letras) e “Inverdades” (7Letras). Teve “O Importado Vermelho de Noé” incluído na antologia “O Cem Melhores Contos Brasileiros do Século XX” (Ítalo Moriconi-Objetiva) e “Pro Beleleu” incluída na antologia “As Cem Melhores Crônicas Brasileiras” (Joaquim Ferreira dos Santos-Objetiva). Participou do grupo Tao e Qual, entre 1980 e 1990, e atua no show “Sons e Furyas” desde 2007.

“Vencer o Prêmio Sesc de Literatura foi o momento em que assumi, para terceiros, que escrever é parte indissolúvel da minha vida. Não que a escrita não fosse importante antes, mas preenchia seu papel de maneira silenciosa e necessária, um ritual personalíssimo que eu cumpria apenas para exorcizar meus próprios fantasmas.

Com o anúncio do prêmio, assumi não apenas a condição de escritor, mas também a paternidade de um delicado rebento, batizado como O Evangelho segundo Hitler. Não era apenas um escritor, recluso em mim mesmo e em gavetas atulhadas, mas também um evangelista de Hitler! Que coisa, ahn?

Titubeei e, neste momento, o Sesc me deu sua mão. “Venha cá, menino. Não premiamos apenas um romance, mas, sim, visualizamos um potencial homem de letras. Fará lançamentos, conhecerá escritores, explanará em feiras literárias…” na FLIP gaguejei. Em Passo Fundo, já transpirei menos. Na Bienal de Maceió, sentia-me escritor há décadas, experimentado, rodado, um velho manuseador de realejos. Neste ponto, resumo a importância do prêmio Sesc a uma palavra: tutela. O Sesc cumpre com uma importantíssima contribuição na cultura brasileira, fomentando não apenas a premiação de romances, mas também atua no surgimento de novos escritores, inclusive este sujeito (eternamente agradecido) que vos fala”.

 Marcos Peres

 Junho – Rafael Gallo e Luís Pellanda

  • 03 – Maringá às 20h
  • 04 – Paranavaí às 20h
  • 05 – Londrina às 20h
  • 06 – Cornélio Procópio às 20h

 Rafael Gallo (Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012, categoria Conto)

Rafael Gallo é autor de Réveillon e outros dias (Record, 2012), livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Contos. Foi um dos escritores selecionados para a Machado de Assis Magazine com a tradução para o espanhol do conto Réveillon.

 Luís Pellanda apresenta Rafael Gallo em quatro cidades do Paraná

Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é autor dos livros O macaco ornamental (contos, Bertrand Brasil, 2009), Nós passaremos em branco (crônicas, Arquipélago Editorial, 2011, finalista do Prêmio Jabuti 2012) e Asa de sereia (crônicas, Arquipélago Editorial, 2013), e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (Arquipélago Editorial, 2010 e 2012). Foi editor do site de crônicas Vida Breve. Trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora e, na área literária, atua como jornalista, entrevistador, curador, mediador, resenhista e cronista em diversos eventos e veículos de todo o Brasil.

“Minha participação no Prêmio Sesc de Literatura começou quando vi o cartaz do concurso. A essa altura, eu era só um leitor entusiasmado que havia escrito alguns contos e começava a pensar no que fazer com eles. Ainda não estava formada em minha cabeça a ideia clara de um livro. Foi a possibilidade desse prêmio que, em certo grau, fez nascer Réveillon e outros dias, coletânea que modelei para enviar ao concurso e, em paralelo, às editoras. Delas recebi apenas recusas que pareciam mensagens automáticas. Já estava considerando descartar esse pequeno projeto de carreira literária quando recebi a ligação do Sesc, avisando que meu livro era o vencedor daquele ano. Agora em corpo físico e plena realização, o Prêmio consumava o nascimento que dera a Réveillon e outros dias. Mais do que isso, com todos os eventos e vivências que me concedeu participar, fez nascer também um escritor em definitivo. Não há nenhuma parte de mim, ou de minha vida, que não tenha sido enormemente afetada por isso”.

 Rafael Gallo  

Locais dos eventos

Locais dos eventos e informações

Maio – Marcos Peres e André Sant’anna

06 – Sesc Londrina às 20h

  • Rua Fernando de Noronha, 264
  • Informações: (43) 3305-7800 e 3305-7819
  • Entrada gratuita

07 – Sesc Cornélio Procópio às 20h

  • Avenida Nossa Senhora do Rocio, 696
  • Informações: (43) 3904-1600
  • Entrada gratuito

08 – Sesc Maringá às 20h

  • Avenida Duque de Caxias, 1517
  • Informações (44) 3262-3232
  • Entrada gratuita

09 – Sesc Paranavaí às 20h

  • Rua Edson Martins, 1760
  • Informações: (44) 3423-3132
  • Entrada gratuita

Junho –  Rafael Gallo e Luís Pellanda

03 – Sesc Maringá às 20h

  • Avenida Duque de Caxias, 1517
  • Informações (44) 3262-3232
  • Entrada gratuita

04 – Sesc Paranavaí às 20h

  • Rua Edson Martins, 1760
  • Informações: (44) 3423-3132
  • Entrada gratuita

05 – Sesc Londrina às 20h

  • Rua Fernando de Noronha, 264
  • Informações: (43) 3305-7800 e 3305-7819
  • Entrada gratuita

06 – Sesc Cornélio Procópio às 20h

  • Avenida Nossa Senhora do Rocio, 696
  • Informações: (43) 3904-1600
  • Entrada gratuita