Notícias

Justiça no Bairro será realizado em Paranaguá

A próxima edição do Justiça no Bairro Sesc Cidadão em Paranaguá será nos dias 24 e 25 de novembro. A desembargadora do Tribunal de Justi- ça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo – coordenadora do Justiça no Bairro, e a gerente de Ação Social do Sesc PR, Elisangela Domingues, estiveram no município no dia 17 de agosto e foram recebidas pelo prefeito Marcelo Roque e pelo secretário de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, que sinalizaram o apoio em mais uma edição do evento promovido pelo Poder Judiciário em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

O casamento coletivo está programado para ocorrer no dia 24 de agosto e os atendimentos em inúmeras áreas do Direito no dia 25. “Concederemos todo o apoio necessário por parte da Prefeitura para a edição do programa. As nossas secretarias estarão presentes no evento dando suporte aos cidadãos nos serviços públicos, prezando sempre pela inclusão social, com presença de assistentes sociais do município para analisar a condição social e os direitos ao qual cada um possui”, afirmou o prefeito Marcelo Roque. Ele ainda ressaltou que entrará em contato com prefeitos de municípios vizinhos para que a iniciativa possa beneficiar moradores de outras localidades do litoral.

De acordo com a desembargadora do TJPR, Joeci Machado, o Justiça no Bairro é realizado em Paranaguá desde 2007, na unidade de serviço do Sesc. “Todo o final de ano temos o Justiça no Bairro em Paranaguá, que já é conhecido pela população. Temos o casamento coletivo e serviços jurídicos gratuitos, como uma simples curatela, um divórcio, retificação de nome, sempre trabalhando em rede com o município, com as secretarias de Assistência Social e de Saúde”, ressaltou a coordenadora do programa.

Também participaram do encontro a gerente executiva do Sesc Paranaguá, Ana Carolina Paulicones, o vereador Nilo Monteiro e a advogada Fernanda Fransozio assistente da desembargadora, Cleyton dos Santos.isabela-1_justica-no-bairro_foto-rafael-pinheiro

Justiça no Bairro Sesc Cidadão em Prudentópolis

O Poder Judiciário em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura de Prudentópolis realizou nos dias 4 e 5 de agosto, mais uma edição do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. Os atendimentos em diversas áreas do Direito e outros serviços beneficiaram a população economicamente vulnerável do município e zona rural, além dos distritos Ligação e Jaciaba, e o município de Imbituva.

A população foi atendida em demandas e orientação jurídica nas áreas Cível (Interdição/Curatela), Família (Divórcio, Alimentos, Guarda, Reconhecimento e/ou Averiguação de Paternidade/Maternidade, Reconhecimento e Dissolução de União estável, Restabelecimento de sociedade conjugal, Tutela e Alvarás (levantamento de valor pós mortem) e registros públicos (Retificação de registro civil e outros). A edição também ofereceu ao público serviços como Carteira de Identidade, atualização da Carteira de Vacinação, testes rápidos na área da saúde, além de informações sobre a saúde do trabalhador e doenças como tuberculose, hanseníase e leishmaniose.

Casamento coletivo

A edição em Prudentópolis foi encerrada com casamento coletivo que oficializou a união civil de cem casais. Celebrada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo – coordenadora do programa Justiça no bairro, a cerimônia ocorreu no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças e contou com a participação voluntária do cantor Rafinha. Após o casamento, os noivos e seus familiares participaram de um coquetel com bolo e espumantes, ofertados pelo Sicredi e comerciantes locais. A realização do casamento coletivo foi possível graças ao comprometimento do Cartório de Registro Civil e Documentos de Prudentópolis, por meio do oficial de Registro Civil, César Augusto Binhara, e da Secretaria de Ação Social do município, por meio da secretária Beatriz Aparecida Klosowski. O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski; a primeira-dama e secretária da Assistência Social do município, Beatriz Aparecida Klosowski; a gerente do Sesc Guarapuava, Tatiana Barcellos Casagrande da Silva, e a gerente de Ação Social do Sesc PR, Elisângela Domingues foram algumas autoridades presentes na cerimônia.

Teatro do Sesc da Esquina recebe noivos que participarão do casamento coletivo em Curitiba

O Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, promovido pelo Poder Judiciário em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, realiza no dia 31 de março , mais uma edição do casamento coletivo na capital paranaense, em parceria com a Prefeitura. Os casais que oficializarão a união civil na data participaram das reuniões sobre o evento, nas noites dos dias 20 e 21 de março, no Teatro do Sesc da Esquina.

Durante os encontros, a gerente executiva do Sesc Água Verde, Silmara Marques, e a assistente de gerente do Sesc da Esquina, Alice Braun Schneider, repassaram aos noivos informações gerais sobre a cerimônia do casamento, prevista para iniciar às 11h30, na Rua da Cidadania do Carmo. Os noivos precisam estar no local às 10h, quando os 19 Cartórios de Registro Civil, que participam desta edição do evento, coletarão as assinaturas para as Certidões de Casamento.O gerente executivo do Sesc da Esquina, Adalberto Carneiro, também participou da reunião do dia 20.

O Senac PR mais uma vez participará da iniciativa, ofertando gratuitamente penteado e maquiagem para 50 noivas no dia do evento, a partir das 8h, no Senac Curitiba Centro. Os agendamentos foram realizados durante as reuniões, pela técnica de Educação Profissional e Tecnológica do Senac Curitiba Centro, Andrea da Cruz Oliveira Iavorski.

Além de agendar atendimentos com o Senac, as noivas que estiveram na reunião puderam participar do sorteio de 29 vestidos – 15 de noiva e 14 de damas de honra, doados pela empresa Anny Bella Noivas. Uma das contempladas foi Claudineia Beraldo Rosa, que oficializará a união de um ano com o noivo, Celso Batista de Souza. “Eu já tinha um vestido de festa para usar, mas quando entrei no teatro e coloquei o olho nesse vestido de noiva falei ‘vai ser meu’, e deu certo”, comemorou.

Os sorteios do dia 21 foram feitos pelo jornalista da RPC, Jason Goular, e contou com a participação da gerente de Ação Social do Sesc PR, Elisangela Domingues. De acordo com ela, devido a grande procura de casais interessados em participar da edição do casamento civil pelo Programa, houve a alteração do local do evento – a princípio programado para ocorrer no Memorial de Curitiba, às 19h. Por esse motivo, a cerimônia será feita na Rua da Cidadania do Carmo, a partir das 11h30.

Aniversário de Curitiba

Esta edição do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão faz parte da programação especial do aniversário de 324 anos de Curitiba, celebrados no dia 29 de março. O prefeito da capital, Rafael Greca, participará da cerimônia do casamento coletivo que será feita pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo, coordenadora do Programa Justiça no Bairro, oficializando a união civil de 324 casais, no dia 31. A cerimônia também contará com benção ecumênica e será transmitida com flashs ao vivo pela RPC, durante o telejornal Paraná TV 1ª edição. A emissora é uma das apoiadoras do evento.

Além do casamento coletivo, o Programa também fará atendimento à população economicamente vulnerável favorecendo a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do Direito, além de orienta- ções na área da Saúde e diversos serviços voltados ao cidadão, no dia 1º de abril, na Rua da Cidadania do Cajuru, das 9h às 17h.

Todos os serviços são gratuitos exceto o exame de DNA. O atendimento será organizado por senhas entregues a partir das 8h.

Inscrições abertas para casamento coletivo em Curitiba

O Poder Judiciário do Estado do Paraná, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura de Curitiba realizam  mais uma edição do casamento coletivo na capital. A cerimônia civil, que faz parte do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, acontecerá no dia 31 de março de 2017, no Memorial de Curitiba, em horário a definir, e também contará com benção ecumênica.

Somente será possível participar do casamento os casais que providenciarem sua inscrição e documentação antecipadamente. Para isso, os interessados deverão procurar as Unidades do Sesc: Água Verde, Esquina ou Portão, até o dia 1º de março.

Para a inscrição é necessária a apresentação da Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento, comprovante de renda de até dois salários mínimos por noivo e comprovante de endereço. Mais informações pelo (41) 3304-2266.

Serviço:
Inscrição para Casamento Coletivo Civil
Locais:
Sesc Água Verde
 – Av. Republica Argentina, 944;
Sesc Esquina
 – Rua Visconde Rio Branco, 969;
Sesc Portão
 –  Rua João Bettega, 770.

Informações: (41) 3304-2266

Inscrições abertas para casamento coletivo civil em Curitiba

O Poder Judiciário, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e Cartórios de Registro Civil de Curitiba promovem mais uma edição do casamento civil coletivo na capital paranaense. O evento, programado para o dia 10 de novembro, está com inscrições abertas para os casais interessados em oficializar a união civil.

Os noivos deverão procurar as Unidades do Sesc da capital: Água Verde, Esquina ou Portão, até o dia 30 de setembro. Para a inscrição é necessária à apresentação da carteira de identidade, CPF, Certidão de Nascimento, comprovante de endereço, além do comprovante de renda de até dois salários mínimos por noivo. Funcionários do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR que também pretendem oficializar a união civil, podem se inscrever munidos com a mesma documentação relacionada acima, com exceção do comprovante de renda.

A cerimônia civil acontecerá no dia 10 de novembro de 2016, ao meio-dia, e contará com benção ecumênica. Somente será possível participar do casamento os casais que providenciarem sua inscrição e documentação antecipadamente.

Serviço:
Inscrição para Casamento Coletivo Civil
Período: Até 30 de setembro
Locais: Sesc Água Verde – (Av. Republica Argentina, 944);
Sesc Esquina – (Rua Visconde Rio Branco, 969);
Sesc Portão – (Rua João Bettega, 770).

Mais informações pelo telefone: (41) 3304-2266

Inscrições abertas

A hora do sim está chegando para os casais que desejam oficializar a união civil. O programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão está com inscrições abertas para casamentos coletivos que serão realizados nos municípios de Sarandi, Cascavel e Matinhos. Confira abaixo mais informações sobre os eventos e locais de inscrições:

Sarandi (20/8) – inscrições na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até o dia 1/8
Informações: (44) 3264-8600;

Cascavel (8/10) – inscrições nos CRAS até o dia 19/08
Informações: (45) 3219-5450;

Matinhos: edição Litoral (29/10) – inscrições até o dia 23/9:
Para moradores de Matinhos: Sesc Caiobá
Para moradores de Paranaguá: Sesc Paranaguá
Moradores de Pontal do Paraná: CRAS
Moradores de Guaraqueçaba: CRAS
Informações:

Sesc Caiobá – (41) 3452-8800

Sesc Paranaguá – (41) 3427-5200

Prefeitura de Pontal do Paraná – (41) 3975 3102

Entre em contato com as unidades de atendimento para verificar a documentação necessária!

Um casamento com milhares de sins

26503919050_5bddbab078_k

Com estrutura digna de fim de campeonato, o Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), em Curitiba, pela segunda vez foi palco para a celebração do casamento coletivo promovido pelo Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, na sexta-feira (29/4). Uma das sedes da Copa do Mundo, o local recebeu os 1.300 casais que oficializaram a união durante a cerimônia civil seguida por benção ecumênica.

Aproximadamente 16 mil pessoas acompanharam o evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Clube Atlético Paranaense e Prefeitura de Curitiba. As primeiras a chegarem ao local foram as noivas, que haviam agendado penteado e maquiagem com as técnicas e alunas dos cursos da área de Beleza do Senac Curitiba, que realizaram atendimentos gratuitos para tornar o dia ainda mais especial. Representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Hermínio Pennacchi, ressaltou a importância do envolvimento dos parceiros na iniciativa que promove transformações sociais na vida das pessoas beneficiadas.

Para coletar as 2.600 assinaturas dos noivos presentes, 38 Cartórios de Registro Civil de Curitiba e mais 12 municípios da Região Metropolitana trabalharam das 17h às 19h para atender à demanda. Além de noivos da capital, também oficializaram a união casais de Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, destacou a união das entidades e a mobilização dos cartórios para a formalização da união civil dos casais.

A partir das 19h, a marcha nupcial marcou o início da cerimônia presidida pela desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo – coordenadora do programa Justiça no Bairro. “É um evento de tradição em Curitiba e aqui no Atlético, pois o estádio também foi construído para realizar eventos sociais. Nós realizamos o primeiro evento social no atlético em 2014, e estamos aqui mais uma vez. Cada casal vive um momento único, embora seja uma festa coletiva”, destacou a celebrante ao intitular os casais como time do amor.

Diversa autoridades acompanharam cada passo dos noivos até a arquibancada, além do presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, e do vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Hermínio Pennacchi, o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning; o secretário do Governo Municipal da Prefeitura de Curitiba, Ricardo Mac Donald; o representante do Clube Atlético Paranaense e do Conselho Fiscal do CAP, Antonio Cezar Manfron; o Comandante da 5ª Região Militar, General Carlos Alberto Mansur; entre outros.

Toda a cerimônia foi musicada pela Orquestra Accadêmica e Coro, além de músicos do Projeto Crescer – instituição social que atende a crianças de Arapongas em situação de vulnerabilidade com ações em contraturno escolar. Esta edição do casamento coletivo contou também com o apoio do Exército Brasileiro, da Policia Militar, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran), da URBS e do Instituto Embeleze.

Histórico

A primeira edição do casamento na Arena foi realizada em dezembro de 2014 e selou a união de aproximadamente 800 casais. Em 11 anos de parceria, o Poder Judiciário e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR já realizaram mais de 100 mil casamentos em todo o estado pelo Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. “Esse é um projeto que Sesc se orgulha muito pelo caráter social desempenhado nesse aspecto de trazer a cidadania às pessoas, com a oportunidade de regularizar formalmente aquilo que nem sempre é acessível. O crescimento desse programa é de fato notório”, completou o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning.

Senac

O Senac também faz parte do Casamento Coletivo. Cerca de 70 profissionais, entre instrutores e alunos da área de beleza, realizaram mais de 300 atendimentos, de penteados e maquiagem para as noivas. O salão montado na área Vip do estádio ficou movimentado durante todo o dia. Além das noivas os futuros maridos aguardavam ansiosos a produção e enquanto isso cuidavam dos filhos nos corredores. “Quero ver minha esposa linda. Como nossos filhos vieram acompanhar preciso tomar conta deles, e nesse tempo que estou aqui até aproveitei e pedi para arrumarem meu cabelo, quero entrar bonito também”, contou o noivo Wesley Allan Martins, que cuidava dos filhos Nathally, 7 anos e do pequeno Nycolas, de apenas oito meses.

Para os alunos a experiência de preparar tantas mulheres para o tão esperado sim serve de aprendizado. “É uma oportunidade incrível poder colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, principalmente em um momento tão importante para essas noivas, o casamento”, ressaltou a aluna do curso de cabeleireiro do Senac Curitiba, Viviane Ferreira.

Confira as fotos do evento aqui!

Justiça no Bairro Sesc cidadão vai aos Campos Gerais e promove 3.500 atendimentos a população

O Poder Judiciário em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizou nos dias 14 e 15 de abril, mais uma edição do programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão em Ponta Grossa. Na ocasião, aproximadamente 43 interdições/curatelas foram realizadas com a participação dos médicos voluntários: Arieno Lorenzetti, Marcos Marques e do tenente Wagner Granelli, do Exército Brasileiro, com a imediata entrega da avaliação médica. Já no dia 16, foram concretizadas perícias em processos em trâmite de Ação de cobrança DPVAT, permitindo a realização de 255 audiências, alcançando mais de 55% de acordo, com a ativa participação dos juízes: Daniela Flavia Miranda, Gilberto Romero Perioto, Franciele Narciza Martins de Paula Santos Lima, Fábio Marcondes e Poliana Maria Cremasco Fagundes Cunha, além do Promotor de Justiça Sergio Augusto Althaus.

Em Castro, foram realizadas nove pericias previdenciárias junto ao Fórum Cível. Já em Pirai do Sul, o evento no sábado (16), foi marcado pela falta de energia o que não impediu os atendimentos. De forma criativa, os atendimentos e audiências foram feitos com papel e caneta, e não com o acesso a internet como o habitual. A inspiração da redação trouxe de volta a poesia dos tempos onde a pena da caneta era a razão da justiça.

A entrega da prestação jurisdicional não se acanhou em hipótese alguma, totalizando cerca de 1.500 atendimentos, sendo realizadas aproximadamente 26 audiências e perícias de interdição/curatela do Asilo São Vicente de Paulo, de Piraí do Sul, e mais de 200 audiências de família e demanda reprimida, além das orientações jurídicas. Esses números foram possíveis, devido ao engajamento e o auxílio dos alunos da FAFIT de Itararé/SP, com orientação dos professoras Juliana Scalise Taques Fonseca, Netyele Abati da Luz Ribeiro e Tania Francisca dos Santos, da FAE, as quais auxiliaram os juízes Leila Aparecida Montilha, de Piraí do Sul, Marcelo Quentin, da Comarca de Sengés e Louise Nascimento e Silva, da Comarca de Antonina. Além da participação efetiva do promotor de Justiça, Thiago Kruppa Miara, atuando como verdadeiros escribas.

A população também foi recepcionada pelos serviços municipais e orientações em diversas áreas, a exemplo, saúde, trabalho, assistência social, previdenciária, bem como com a emissão de carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná.

O encerramento do evento ocorreu no Ginásio de Esportes Samuel Milleo com a tradicional celebração do casamento coletivo, no qual de 131 casais oficializaram a união civil. Toda a organização e estrutura foi feita pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio das Unidades Executivas de Ponta Grossa em parceria com a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.

Município de Pinhais recebe edição Justiça no Bairro Sesc Cidadão

O Poder Judiciário, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Prefeitura Municipal de Pinhais realizarão no dia 12 de março, na Escola Municipal Guilherme Ceolin, o Justiça no Bairro Sesc Cidadão.

O objetivo do programa é o atendimento à população economicamente vulnerável, de Pinhais e região, favorecendo a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos.

O alcance do programa é acolhimento à demanda reprimida consensual e à litigiosa, possibilitando orientação e pronto atendimento das ações a serem propostas, na área cível (interdição, alvarás e outras além da área da família), e registros públicos (retificação e outros).

Orientações na área de Saúde, cortes de cabelo, emissão de carteira de identidade e CPF farão parte da programação do evento.

Todos os serviços são gratuitos exceto o exame de DNA (valor de R$220) e o atendimento será organizado por senhas entregues a partir das 8h, com início dos atendimentos às 9h.

A organização do evento salienta a importância dos participantes levarem comprovante de renda, já que alguns serviços somente serão disponibilizados para a população com renda máxima de até 3 salários mínimos, comprovante de endereço e documentação pessoal que é específica para cada serviço pretendido.

Para informações sobre a documentação os interessados devem entrar em contato pelo(s) telefone(s): (41)-3912 5793.

Essa realização conta com o apoio do Instituto Curitiba de Informática – ICI, Cartórios do Registro Civil, Exército Brasileiro, FAE, Polícia Militar do Paraná, Cohapar, Sanepar, ACIPI (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais), Unibrasil, Criarte (Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais).

Serviço:
“Justiça no Bairro Sesc Cidadão”
Local: Escola Municipal Guilherme Ceolin
Endereço: Rua Cassiano Ricardo, 834, Vargem Grande – Pinhais/PR
Data: 12 de março
Horário: das 9h às 17h.

Mais informações:
Telefone: (41)-3912-5793
e-mail: eventos@pinhais.pr.gov.br.

Atendimentos jurídicos:

Na área cível:
Interdição, alvarás e outras

Na área da família:
Divórcio Consensual;
Alimentos;
Guarda;
Regulamentação de visitas;
Reconhecimento e/ou averiguação de paternidade/maternidade;
Reconhecimento e dissolução de união estável,
Restabelecimento de sociedade conjugal;
Tutela;
Alvarás (levantamento de valor pós mortem)

Registros públicos:
Retificação de registro civil, e outros.

** Documentos necessários:
– RG
– CPF
– Comprovante de renda (de até 3 salários mínimos por pessoa)
– Comprovante de residência
– Certidões de nascimento e casamento