Ação Comunitária

Programa de parcerias que busca atingir transformações reais no campo social.

O trabalho tem caráter educativo, focado na informação e na capacitação dos parceiros, a fim de que atinjam autonomia para o desenvolvimento de ações futuras.

As ações têm como meta atingir os municípios do estado e beneficiar todos os envolvidos: a comunidade, que usufrui desses serviços e cresce com eles, e as instituições parceiras, que atingem seu objetivo ao prover o bem-estar à comunidade, conquistando assim seu respeito e reconhecimento.

Atualmente são 16 ações que o Sesc oferece aos municípios:


Sesc Cidadão


O que é

Evento de grande porte no qual o Sesc Paraná em parceria com o município proporciona à população de baixa renda a realização de uma feira de serviços que contemplam ações de saúde, assistência, cultura, educação, lazer e casamento coletivo (opcional).

Objetivos

Garantir os direitos fundamentais dos cidadãos com atendimento do INSS, Copel, Sanepar, Agência do Trabalhador, Polícia Militar, orientações sobre educação ambiental, corte de cabelo, orientação e realização de exames preventivos, entre outros. Ao final, realiza-se o casamento civil coletivo (opcional).

Público-alvo

População em geral.

Capacitação e carga horária

25 horas (entre contatos iniciais, apresentação do projeto, planejamento e execução).

Parceiros em potencial

Prefeitura Municipal, secretarias municipais, INSS, Copel, Sanepar, Agência do Trabalhador, Polícia Militar, entre outras instituições que estiverem disponíveis à prestação de serviços.

Investimento do Sesc

Elaboração e impressão de material de divulgação, deslocamento de pessoal para capacitação técnica, ornamentação do casamento (caso haja).

Investimento dos parceiros

Espaço físico; acesso à internet no local do evento; profissionais responsáveis por rede elétrica; montagem e desmontagem da estrutura; alimentação para equipe de trabalho e trâmites legais para inscrição no casamento coletivo (caso haja).

Necessidades técnicas

Identificação da necessidade do município; contato com o responsável pelo município; apresentação da proposta; contatos com parceiros; divulgação; capacitação dos envolvidos; realização e avaliação do projeto.

Necessidades operacionais

Lista de contatos dos parceiros; ficha com descrição de cada atividade a ser desenvolvida pelos parceiros; espaço físico para reuniões técnicas; fichas cadastrais para casais com interesse na participação do casamento coletivo; mesas, cadeiras, tendas e materiais de divulgação;  computadores; impressoras; copiadoras; materiais elétricos e lógicos.

Procedimentos do Sesc para desenvolvimento

Planejamento, coordenação, execução do projeto e capacitação dos profissionais no município e comunidade em geral.

Recursos humanos

Técnicos responsáveis pelos encontros e capacitação.


Tecendo Famílias


O que é

Projeto vinculado ao Programa Sesc Cidadão, cujo objetivo é construir e engendrar conhecimentos que irão a somar nas vidas das famílias dos
municípios paranaenses.

Objetivos

Fomentar discussões compatíveis ao meio social das pessoas atendidas pelo Programa Sesc Cidadão, para que por meio do diálogo, as famílias que
acabaram de constituir-se pelo Casamento Civil Coletivo criem bases sólidas e consigam enfrentar as dificuldades de uma vida em família, com maior conhecimento sobre os variados assuntos que perpassam seu cotidiano. Fomentar lideranças comunitárias.

Público-alvo

Homens, mulheres, filhos (se existentes), familiares do casal (caso seja pertinente).

Capacitação e carga horária

Capacitação continuada (varia conforme o trabalho desenvolvido no município) visa explicitar o formato do projeto e instruir o gestor do município à aplicação do mesmo.

Parceiros em potencial

Prefeitura municipal, secretaria de assistência social, Cras.

Investimento do Sesc

Deslocamento do técnico (se necessário); material utilizado para integração e explicitação dos conteúdos e coffee-break para os capacitados.
Investimento dos parceiros Sala ampla, arejada e iluminada (com proteção para luz solar, sempre que for necessário algum tipo de projeção), com capacidade para no mínimo 30 pessoas, TV / vídeo, data show.

Necessidades técnicas

Identificação da necessidade; apresentação da proposta; contatos com parceiros; divulgação; capacitação dos envolvidos; realização e avaliação do projeto.

Necessidades operacionais

Fichas de inscrições para os casais, sala ampla com mesas e cadeiras e aparelhagem para operacionalização.

Procedimentos do Sesc para desenvolvimento

Planejamento, coordenação, execução do projeto e capacitação dos profissionais no município e comunidade em geral.

Recursos Humanos

Técnico responsável pelos encontros e capacitação.


Gente dos 4 Cantos


O que é

Encontro cultural e recreativo com o intuito de atender os idosos dos municípios, tendo em vista a carência de atividades recreativas e culturais destinadas a este público.

Objetivos

Reunir grupos de idosos dos municípios a fim de proporcionar momentos de lazer cultural e recreativo. Realizar ações de saúde específicas para os idosos, incentivar a troca de vivências entre os coordenadores e idosos e incentivar a formação de novos grupos nos municípios. Provocar o aumento da autoestima dos participantes, proporcionar o Turismo Social e histórico das cidades e promover o artesanato local.

Público-alvo

Idosos.

Capacitação e carga horária

10 horas (entre contatos iniciais, apresentação do projeto, orientações sobre os idosos que participam – tipo de clientela e organização do evento).

Parceiros em potencial

Prefeituras, APMI, Provopar, Centro de Convivência de Idosos, Associação Comercial e sindicatos.

Investimento do Sesc

Equipe técnica, confecção de cartazes, faixas e panfletos.

Investimento dos parceiros

Local, ambulância, divulgação na cidade, recepção aos participantes, cerimonial e fornecimento de almoço para os grupos convidados.

Necessidades técnicas

Identificação da necessidade; apresentação da proposta; contatos com parceiros; divulgação; capacitação dos envolvidos; realização e avaliação do evento.

Necessidades operacionais

Cartazes, panfletos, faixas, banner, local para realização (salão/ginásio), cadeiras e mesas.

Procedimentos do Sesc para desenvolvimento

Planejamento; capacitação para coordenadores do evento; apoio aos coordenadores no dia do evento; impressão dos materiais de divulgação e
elaboração da programação juntamente com equipe de coordenação.

Recursos Humanos

Contratação do conjunto musical (se necessário); locutor (se necessário); coordenadores (número a definir); atendentes de enfermagem/médico;
atendentes de lanchonete; atendentes de artesanato; portaria; segurança (policiamento); limpeza e manutenção; guia turístico (city tour na cidade
opcional) e pessoal para capacitação.


Encenação Sesc


Realização de evento que acontece em parceria com prefeituras, secretarias de cultura e instituições diversas dos municípios onde o Sesc pode atuar. Através do inventário cultural, espetáculos, performances e grupos são selecionados para realizar apresentações gratuitas, seguindo um cronograma pré-definido para atendimento aos municípios.

Leia mais…


Circuito Sesc de Música


Realização do Circuito Sesc de Música em parceria com prefeituras, secretarias de cultura e instituições diversas dos municípios onde o Sesc pode atuar. Através do inventário cultural do Sesc PR, músicos e grupos musicais são selecionados para realizar apresentações gratuitas, seguindo um cronograma pré-definido para atendimento aos municípios.

Leia mais…


Mostra Itinerante de Cinema


A Mostra Itinerante de Cinema oferece ao público possibilidades de visualização, de conhecimento e de discussão sobre cultura cinematográfica.  O acervo de cinema do Sesc reúne obras que favorecem o lazer cultural e contribuem para reflexão e formação de variados aspectos do pensamento. São filmes de diferentes épocas, alguns clássicos e outros pouco divulgados, que atendem a demanda de diferentes públicos, da criança ao adulto. O acervo é uma oportunidade singular de enriquecimento artístico-cultural.

Leia mais…


Sesc Lazer nos Municípios


Evento que visa proporcionar atividades de Lazer com uma programação atrativa que permita interagir, integrar e divertir o público, em ambiente seguro e agradável, através de parceria com o Município.

Leia mais…


BiblioSesc


O que é

O Projeto é uma demanda do DN de uma Unidade Móvel de biblioteca destinada a levar o livro à comunidade que não possui condições de frequentar a rede fixa de bibliotecas do Sesc, com acervo de aproximadamente 3.000 títulos de diversas áreas do conhecimento, instalado em um caminhão a diesel de 3 a 5 toneladas.

Objetivos

  • Facilitar o acesso do público, especialmente nas periferias das grandes cidades, aos serviços de biblioteca;
  • Formar leitores e promover a melhoria da qualidade de vida por meio da informação;
  • Encurtar a distância entre o leitor e o livro.

Público-alvo

Comerciários, estudantes e comunidades das periferias em geral.

Capacitação e carga horária

Cronograma previamente estabelecido pela DR, com visitas e permanência nos municípios de 2ª a 5ª feira e carga horária de 8h diárias para empréstimos e consultas.

Parceiros em potencial

Prefeituras e secretarias de educação e cultura dos municípios e associações comerciais.

Investimento do Sesc

  • Contratação de recursos humanos para a realização dos serviços;
  • Aquisição e preparo técnico dos livros (aproximadamente 3.000 títulos);
  • Manutenção da unidade volante;
  • Divulgação do Projeto;
  • Investimento dos parceiros;
  • Garantir um local para o estacionamento da Unidade Móvel que fique disponível nos dias e horários previstos, sendo esse local com área plana e sombra, próximo a praça, comércio, escolas, ou prefeitura;
  • Disponibilizar ponto de rede elétrica;
  • Expedição de alvará e documentação quando necessário;
  • Garantir sanitários e locais para alimentação dos profissionais que atuarão na Unidade Móvel, principalmente em horário de almoço;
  • Responsabilizar-se pela segurança da equipe durante o período da Unidade Móvel no município;
  • Divulgação dos serviços da Unidade Móvel em âmbito municipal;
  • Disponibilizar pessoal para ajudar na recuperação dos livros não devolvidos na data prevista pela comunidade.

Necessidades técnicas

  • Coordenação técnica local para facilitar a ação da equipe e pré-agendar os contatos nos municípios, além de vistoriar toda a operacionalização do trabalho;
  • Equipe técnica capacitada para a elaboração da proposta de incentivo à leitura e formação de leitores.

Necessidades operacionais

  • Unidade volante – caminhão com baú adaptado com estantes, mesa e cadeira para atendente;
  • Mesas e cadeiras desmontáveis para os clientes;
  • Equipamentos para a dinâmica de atendimento: notebook, leitor de código de barras, impressora e estabilizador de voltagens;
  • Licença e instalação do software Sistema Informa para empréstimos e consultas de livros;
  • Celulares para comunicação da equipe com a coordenação do projeto no Regional;
  • Diárias para alimentação da equipe com ou sem pernoite no município;
  • Tapetes e almofadas.

Procedimentos do Sesc para desenvolvimento

  • A coordenação técnica do Regional elabora um cronograma previamente estabelecido entre a Presidência e a Direção Regional para possíveis atendimentos com permanência também previamente determinada;
  • A coordenação local do projeto entrará em contato com o município proposto e agendará uma reunião para a apresentação do mesmo;
  • Após consolidada a referida parceria, será proposta uma data para lançamento do projeto na cidade, que contará com presença do Diretor Regional do Sesc ou seu representante e a Coordenação do projeto BiblioSesc.

Recursos Humanos

Equipe fixa de atendimento composta por 2 funcionários – Assistente de Atividades e Motorista. Um técnico responsável pelas ações/atividades literárias desenvolvidas no Projeto na Unidade Sesc de apoio.

Conheça o projeto aqui


Qualidade de Vida x Estresse e Violência


Palestra sobre o tema.

Leia mais…


Saúde Bucal


Palestra sobre o tema.

Leia mais…


Transando Saúde


Projeto de capacitação de comerciários e professores para atuar como multiplicadores de prevenção às DST/HIV/AIDS, gravidez na adolescência, planejamento familiar e iniciação sexual, valores, tabus e crenças culturais em seus locais de trabalho e escolas.

Leia mais…


OdontoSesc


O que é

É um projeto de promoção de saúde que utiliza unidades móveis odontológicas disseminando bem-estar, qualidade de vida, educação em saúde bucal e atendimento odontológico.

Objetivos

  • Desenvolver trabalhos de educação em saúde por meio da capacitação de agentes multiplicadores (educadores, agentes comunitários, líderes de comunidades), trabalhos de sensibilização e orientação de higiene bucal em escolas da rede municipal local;
  • Realizar procedimentos clínicos de baixa complexidade (exame clínico, exames radiográficos, profilaxia/limpeza, restaurações, extrações, endodontia (canal) e aplicação de flúor, visando diminuir a infecção bucal e promover uma adequação do meio bucal (atenção primária).

Público-alvo

Escolares da rede pública, agentes multiplicadores, profissionais da área de saúde, comunidade de baixa renda e comerciários com seus devidos dependentes.

Capacitação e carga horária

  • Educação em Saúde: durante toda a permanência do projeto no município, a técnica de educação em saúde realiza o trabalho de sensibilização com escolas e capacitação com os professores nas instituições municipais diariamente;
  • Capacitações por meio de palestras: capacitação sobre prevenção em saúde bucal com as agentes comunitárias (PSF), equipe de apoio (serviços
    gerais e seguranças): 01 hora para aproximadamente 50 pessoas, realizada pela técnica de educação em saúde;
  • Capacitação sobre cuidados bucais e doenças sistêmicas (diabetes/HAS) e cuidados bucais na gestação e primeira infância: 01 hora (número de pessoas variável conforme o planejamento do PSF no município), realizada pela técnica de educação em saúde;
  • Capacitação sobre prevenção de câncer bucal com a participação dos profissionais da área de saúde (município): 01 hora para aproximadamente 30 pessoas, realizada por profissionais do Hospital Erasto Gaertner (parceria).

Parceiros em potencial

Prefeitura municipal, sindicatos empresariais locais, associações comerciais e outros.

Investimento do Sesc

Transporte, hospedagem, encargos e diárias da equipe (04 cirurgiões-dentistas, 02 auxiliares de saúde bucal, 01 auxiliar administrativo e 01 técnico em saúde bucal), manutenção periódica dos equipamentos odontológicos da Unidade Móvel, aquisição de materiais de consumo (odontológico/geral) e despesas com transporte da Unidade Móvel entre os municípios atendidos.

Investimento dos parceiros

Disponibilizar local para instalação da carreta; fornecer energia elétrica e água; esgoto ou fossa séptica; segurança 24 horas; auxiliares de serviços gerais (limpeza); serviço de coleta de lixo (comum/infectante) e ceder uma sala fechada com ponto de acesso à internet e telefone (sala de apoio).

Necessidades técnicas

Unidades odontológicas móveis, tenda de atividades (padrão do projeto), veículo de apoio.

Necessidades operacionais

Formalização do convênio com a prefeitura municipal, deslocamento/transporte (chegada/saída) da U.M. até o município,  instalação/desinstalação da U.M. (luz, água, esgoto), inspeção da vigilância sanitária municipal.

Procedimentos do Sesc para desenvolvimento

Materiais odontológicos e materiais de divulgação.

Recursos Humanos

  • Sesc: cirurgiões-dentistas (08), técnicos de educação em saúde (02), auxiliares de saúde bucal (04), auxiliares administrativos (02), artífice de manutenção (01), supervisor técnico (01);
  • Prefeitura municipal: agentes comunitários de saúde, professores da rede municipal, profissionais da área de saúde (médicos, dentistas, enfermeiros), auxiliares de serviços gerais, equipe de segurança (24 horas).

Conheça o projeto aqui


Alimentação Saudável e Obesidade


Palestra sobre o tema.

Leia mais…


Hepatites Virais


Palestra sobre o tema.

Leia mais…


Combate à Dengue


Instrumentalizar profissionais de empresas comerciais e alunos da rede municipal de ensino a aplicar o checklist de prevenção aos locais de proliferação do mosquito da dengue no local de trabalho e suas residências.

Leia mais…