AXÉ – Celebração da Consciência Negra e da Diversidade

Dia da Consciência Negra será comemorado pelo Sesc Paço da Liberdade de 16 a 18 de novembro

convite-3

De origem yorubá, a palavra Axé quer dizer poder, força. Pode ser também utilizadas em expressões de benção e proteção. A expressão foi escolhida pelo Sesc PR para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11), com uma programação especial na Praça Generoso Marques, em frente ao Sesc Paço da Liberdade. Shows musicais, exibições de cinema, workshops, performances e intervenções serão realizados entre os dias 16 e 18 de novembro.

De acordo com a técnica de atividades do Sesc Paço da Liberdade, Luana de Oliveira, o fato dos estados do Sul estarem entre os poucos em território nacional que não consideram o Dia da Consciência Negra como feriado, reforça-se a importância de agregar na programação da unidade, eventos que tenham como objetivo principal o diálogo e o reforço positivo da cultura afro como meio de minimizar preconceitos e reforçar que as diferenças são parte do ser humano e, por isso, devem ser encaradas de forma natural.

“No ano passado aconteceu uma tentativa de programação comemorativa deste dia, que ocorreu de maneira mais modesta. Ainda assim, a oficina de turbantes teve duas edições e a data não passou em branco. Este ano, a ideia de programação se ampliou. As discussões e reuniões de planejamento da programação começaram no início do ano e o evento foi sendo desenhado com a colaboração de várias pessoas da equipe do Paço. Desde a escolha das atrações, a programação visual, o material de divulgação até a ambientação da Praça, tudo foi pensado para exaltar o sentido de celebração da data e da cultura afro”, pontua Luana.

A programação é vasta e começa na quinta-feira (16/11), às 19h, com o Cinema na Praça. Na sexta-feira (17/11), as atividades iniciam logo cedo com o workshop Projeto Pontes Móveis em Travessias Afro Contemporâneas e, mais tarde, a partir das 15h, acontecem performances, shows e a exibição do filme My name is now, Elza Soares. O evento encerra no sábado (18/11), com show de Janine, Michele Mara e Tuyu que culmina com a chegada da Marcha do Orgulho Crespo – movimento nacional de valorização da estética afro-brasileira, realizado em Curitiba pela segunda vez.

Celebre também esta diversidade. Confira a programação completa:

16/11

19h30
Homenagem para Naná Vasconcelos 
Exibição Cinema na Praça: Era o Hotel Cambridge (Dir. Eliane Caffé)

17/11

Workshop
Projeto Pontes Moveis em Travessias Afro Contemporâneas
Danças africanas com Priscila Pontes
Carga Horária: 6h
Horário: 9h às 12h – 14h às 17h

15h
LEITURA POÉTICA
Abertura do evento com rodada de declamação com os poetas:
MEL DUARTE ///
REI SEELY ///
GERALDO MAGELA ///
BRINSAN N’TCHALA ///

16h30 Show com OS Encantados ///

19h Performance na Praça Generoso Marques com VJ Suave ///

20h Cinema na Praça
Homenagem para Luis Melodia + exibição do filme: My name  is now, Elza Soares (Dir. Elizabete Martins Campos)

 

18/11

Workshops
Acessórios e turbantes/ estética negra
Carga horária: 4h cada

15h Pocket show com Lucas da Paz

16h Show com Janine Mathias/ Michele Mara e Tuyu

Serviço:
AXÉ – Celebração da Consciência Negra e da Diversidade no Sesc Paço da Liberdade
Data: De 16 a 18 de novembro de 2017
Local: Praça Generoso Marques (em frente ao Sesc Paço da Liberdade)
Informações: (41) 3234 – 4200 | sac.pacodaliberdade@sescpr.com.br
Programação gratuita – com exceção do workshop Projeto Pontes Móveis em Travessias Afro Contemporâneas | Investimento: Comerciários R$ 20,00 –
Usuários: R$ 40,00

 

Postado em: Cinema, Cultura