Arte da Palavra realiza oficina de criação literária no Sesc da Esquina

artedapalavra

O Sesc Paraná promove de 21 a 25 de novembro e 28 de novembro a oficina Arte da Crônica, ministrada pelo escritor e jornalista Luís Pellanda. A programação faz parte do projeto Arte da Palavra: Programa Sesc de Criação Literária. Os interessados podem obter mais informações sobre inscrições no SAC do Sesc da Esquina – unidade que sediará as aulas – ou pelo e-mail sac.esquina@sescpr.com.br.

O projeto Arte da Palavra estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras de escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária.

A arte da crônica

Na oficina serão examinadas as origens do gênero no Brasil e as prováveis causas de sua popularização entre os leitores de nosso país. De que forma a crônica, um estilo importante da tradição literária brasileira vem conseguindo vencer tanto a crise por que passam os veículos de imprensa, quanto às mudanças que abalam o mundo editorial, adaptando-se, assim, a novos suportes e tipos de leitor. O programa, também abordará a história completa da modalidade no Brasil (e que se confunde com a história de nossa cultura, de nossa política e de nossas cidades), do século XIX até hoje, e suas principais definições (dadas por diversos escritores, professores e críticos literários). Após a leitura e a discussão de uma série de peças e autores do gênero, dos clássicos aos contemporâneos, serão aplicados exercícios de escrita

Luís Henrique Pellanda

Nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista é autor dos livros O macaco ornamental (contos, Bertrand Brasil, 2009), Nós passaremos em branco (crônicas, Arquipélago Editorial, 2011, finalista do Prêmio Jabuti 2012), Asa de sereia (crônicas, Arquipélago Editorial, 2013, finalista do Prêmio Portugal Telecom 2014) e Detetive à deriva (crônicas, Arquipélago Editorial, 2016), e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (Arquipélago Editorial, 2010 e 2012). É cronista da Gazeta do Povo e ministra cursos e oficinas de crônica por todo o Brasil. Foi editor e idealizador do site de crônicas Vida Breve e subeditor do jornal literário Rascunho. Repórter, trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora.

Confira a programação completa em: https://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-da-esquina

Oficina A Arte da Crônica

Ministrante: Luís Pellanda

Período: de 21 a 25 (terça a sábado) encerramento dia 28/11 (terça-feira)

Horários: 3ª a 6ª das 19h às 22h e sábado das 13h às 18h

Local: Sesc da Esquina Rua Visconde do Rio Branco, 969. Sala de Leitura (3º piso)

 

Inscrição: R$ 20 comerciários e dependentes / R$ 40 não comerciários

Público: comerciários e não comerciários acima de 16 anos

Vagas limitadas e inscrições no SAC da unidade Sesc da Esquina

Informações: jussara.batista@sescpr.com.br ou sac.esquina@sescpr.com.br.

Postado em: Cultura