Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR é Carbono Zero

certificado-maratona-foz-2017-sesc-pr

A 10ª Edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR recebeu o selo de certificação Carbono Zero. A prova, que será realizada no dia 24 de setembro, é reconhecida internacionalmente por sua responsabilidade social e organização.  A realização é do Sesc PR em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Conta com patrocínio da Itaipu Binacional e da Caixa Econômica Federal e apoio do Sindilojas Foz do Iguaçu e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu.

A certificação foi concedida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Prima Mudanças Climáticas, no Brasil. O selo é validado pela Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), pelo projeto Bolsa Brasileira de Commoditties Ambientais e pela ONG Grupo Brasil Verde. A iniciativa é monitorada por uma rede de comunicação ambiental, debatedores e formadores de opinião, como cientistas, ambientalistas, políticos, pesquisadores, juristas, advogados, administradores públicos, acadêmicos, empresários, estudantes e tantos outros profissionais, voluntários ambientais e cidadãos interessados em contribuir com a causa ecológica.

Para ser considerada Carbono Zero, a organização da prova realizará o plantio de 100 mudas de árvore, quantidade suficiente de emissões de O2, que converte a emissão de poluentes gerados no percurso. Além dessa medida, a equipe do Sesc recolhe todos os resíduos da prova, ao longo dos 42,195km, faz a separação e destina a instituições. Utiliza-se ainda de dois veículos elétricos como carros madrinhas dos maratonistas profissionais, masculino e feminino.

Referente ao material de divulgação foi reduzida a produção de banners para o percurso, e, dentro do parque não há mais a fixação desse material, nem faixas de grades. O Regulamento da Prova, disponibilizado aos participantes não é mais impresso, podendo ser acessado somente online.