Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher abre as portas em Fazenda Rio Grande

foto-ivo-lima-1

Inédito em todo estado, o Sesc Paraná lança a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Um serviço itinerante que oferecerá gratuitamente exames preventivos de câncer de mama, colo de útero e mamografias. A solenidade de lançamento ocorreu ontem em Fazenda Rio Grande (RMC), primeiro município a ser atendido. Os atendimentos às mulheres seguem agendados até 15 de dezembro, e a previsão é que toda a população feminina seja consultada na unidade. A iniciativa é parceira da Prefeitura de Fazenda Rio Grande e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG).

Os atendimentos serão feitos mediante triagem realizada por agentes comunitárias de saúde, conforme faixa etária. Os exames de mamografia serão prioritários a mulheres de 50 a 69 anos. Já os preventivos para mulheres de 25 a 64 anos. Também serão realizadas ações de Educação em Saúde e capacitação profissional. Estima-se, que durante o período de permanência da Unidade Móvel, sejam atendidas cerca de três mil mulheres.

Lançamento

A cerimônia de lançamento, com direito à apresentação da fanfarra do município e diversas personalidades, ocorreu ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande. A programação do dia 8 de agosto também inclui uma feira de saúde, com aferição de pressão, teste de glicemia e orientações específicas para gestantes e lactantes, das 14h às 16h. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Darci Piana, destacou o carinho que tem pelo município, desde quando o comércio no local ainda não era desenvolvido. “Ficamos muito felizes em podermos contribuir com uma região que está em constante expansão, serão beneficiadas aqui diversas famílias de comerciantes, comerciários e servidores”.

O prefeito Marcio Wosniack e o presidente da Câmara de Vereadores, Julinho do Pesque, destacaram os benefícios que a unidade móvel trará para o município. Enquanto o diretor regional do Sesc PR falou sobre os modernos equipamentos no interior da unidade. “Eles podem detectar nódulos de até um milímetro. O que significa que as chances de cura são de 90%, quando detectados os casos precocemente. Isso vai além da missão do Sesc de transformar vidas, pois permite salvar vidas”, pontuou. Caso necessário, após os exames, as pacientes serão encaminhadas para tratamento no hospital Erasto Gaertner.

A unidade está em perfeitas condições para funcionamento, conforme lei que autoriza mamografia em unidades móveis, proposta pela deputada Cláudia Pereira e sancionada pela vice-governadora Cida Borghetti. “As projeções sobre incidência de câncer da mama demonstram que a prevenção é essencial para garantir a saúde da mulher. A lei 18.595, de autoria da Deputada Cláudia Pereira, facilita as ações do estado nesta questão, ao instituir a prática de exame de mamografia móvel no Paraná. Vem ao encontro do trabalho do Sesc na área de saúde, no momento em que inauguramos a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, programada para circular pelos municípios paranaenses oferecendo atendimento gratuito. É motivo de otimismo sabermos que estamos sintonizados nos esforços em favor de uma questão tão importante para aumentar o nível de qualidade de vida dos paranaenses”, finalizou o presidente Piana.

Postado em: Saúde