Sesc PR promove Arte da Palavra em Cornélio Procópio

artedapalavra

Para desenvolver o hábito da leitura e incentivar a literatura, o Sesc Paraná promove seu novo projeto de cultural: o Arte da Palavra. A iniciativa leva a cidades às unidades do Sesc do interior do estado oficinas e debates com escritores. Em Cornélio Procópio as atividades iniciam 17 de agosto, com o Circuito de Oralidades, conduzido por Sergio Bahialista. Haverá também o Circuito de Criação Literária, com Braullio Tavares, de 17 a 21 de outubro.

Integrante do projeto Rede Sesc de Leituras, o Arte da Palavra é direcionado a diversos públicos e faixas etárias. Seu eixo é composto pelo formato em três circuitos. O de Autores, que valoriza e divulga escritores por diferentes comunidades literárias; o de Oralidades, composto por apresentações orais, direcionado à contação de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e a oficina de Criação Literária, composta por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetivam exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras oferece ações que atuam em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos, à utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Curadoria

As curadorias dos projetos, realizadas coletivamente pelas equipes do Sesc sob coordenação e apoio do Departamento Nacional do Sesc, vão contemplar cidades que possuam projetos de leitura. O critério de escolha das cidades prioriza aquelas que apresentam necessidades sociais, culturais e educacionais.

A fim de contemplar ao máximo as possibilidades de expressão das vertentes literárias, a curadoria buscará selecionar espetáculos que retratam as diferentes tradições e suas tendências contemporâneas, de modo a contribuir com a ampliação dessa prática de compartilhar momentos de fabulação e magia que as histórias propiciam e a experiência ao mesmo tempo transcendente e imagética.

Serviço:

CIRCUITO DE ORALIDADES - Sergio Bahialista (BA)

LOCAL: Cornélio Procópio/PR

DIA: 17/08

HORÁRIO: 14h30 (escola) e 19h30 (público geral)

ENDEREÇO(S): Sesc Cornélio Procópio – Avenida Nossa Senhora do Rocio, 696

TELEFONE: (43) 3520 -5400

CIRCUITO DE ORALIDADES - Sergio Bahialista (BA)

LOCAL: Cornélio Procópio/PR

NOME DO OFICINEIRO: Braulio Tavares

DIA: 17 a 21 de outubro

HORÁRIO: terça a sexta 19h às 22h e sábado 8h às 18h

ENDEREÇO: Sesc Cornélio Procópio – Avenida Nossa Senhora do Rocio, 696

NÚMERO DE VAGAS: 25

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$20 com/dep e R$40 usuário

TELEFONE: (43) 3520 -5400

 

Postado em: Cultura