Ações formativas do Palco Giratório em Curitiba

oficinas-palco-giratorio-sesc-esquina-foto-bruno-tadashi-8

O Sesc da Esquina recebeu nessa terça-feira (8/8) artistas selecionados pela curadoria nacional da 20ª edição do Palco Giratório para ministrarem as oficinas “Corpo e matéria – Compartilhar a pele”, Raquel Mützenberg e Millena Machado, e “Performatividade em Intervenções Urbanas”, com Marina Mendo e Rossendo Rodrigues.

Integrantes do coletivo Ecopoética: arte e sustentabilidade em intervenções urbanas, de Porto Alegre (RS), os artistas Marina e Rossendo compartilharam parte de suas experiências do trabalho “Dilúvio MA”, que abriu a programação do Palco Giratório em Curitiba, na manhã de segunda-feira (7/8). O Paraná é o sétimo estado que o coletivo circula pelo projeto. “O Palco é uma oportunidade maravilhosa de partilhar a nossa proposta em locais diferentes e também de experimentar o trabalho em outros espaços. Acreditamos que é um tema necessário a ser tratado em qualquer lugar. Na maioria das cidades tem dois ou três arroios poluídos, Curitiba foi uma exceção, mas também nos trouxe o desafio de ir para outro espaço, que não é aquático, de colocar a rede sob uma rua, onde a questão da poluição fica mais evidente”, explica Marina.

“Dilúvio MA” foi apresentado na Rua XV de Novembro (Boca Maldita) e chama atenção para a responsabilidade com tudo o que se descarta e para a urgência no tratamento de questões ambientais e sanitárias que deveriam ser prioritárias à saúde urbana. A outra oficina, também é resultado do trabalho selecionado para o Palco Giratório, Maiêutica, de Raquel Mützenberg, de Campo Grande (MS). A performance será apresentada na tarde de hoje (9/8), às 15h, na Praça Osório. O trabalho tem como pano de fundo temas como parto humanizado, violência obstétrica e misoginia.

Quem não conseguiu acompanhar as vivências de formação do Palco Giratório, ainda pode se inscrever para a oficina “Diálogos entre dois espaços: primeiro ocupe, depois se vire”, com Rodrigo Mercadante e Dinho Lima Flor, que ocorre na sexta-feira (11/8). A ação formativa será das 13h às 19h e garante certificado de participação. Lembrando que as oficinas assim como toda a programação do Palco Giratório são gratuitas. As inscrições podem ser feitas aqui.

Confira a programação do Palco Giratório aqui.