Sesc PR circula com espetáculo que conta a história do Barão do Serro Azul

flyer

Em comemoração ao dia do comerciante (16/7), o Sesc PR, em parceria com o Teatro Barracão EnCena, leva a quatro cidades paranaenses o espetáculo teatral “KM65”, uma referência à história de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul.

No elenco estão Vilson Kurz, interpretando o Barão, e Junior Mandukchi, como Dr. Leocádio. A direção e o texto – livremente inspirado nos acontecimentos que antecederam à morte de Ildefonso –, são de Carla Rodrigues.

A peça retrata como o Barão defendeu Curitiba, em 1894, quando da Revolução Federalista, impedindo que a capital fosse saqueada e que mortes ocorressem. Foi acusado de trair a Pátria, ao patrocinar revoltosos do Rio Grande do Sul, com dinheiro arrecadado junto aos comerciantes, concedendo um empréstimo de guerra e agindo contrário ao governo de Marechal Floriano Peixoto.

Segundo relatos históricos, antes de chegar ao julgamento que seria submetido, no Rio de Janeiro, o Barão do Serro Azul foi morto a tiros, no km 65 da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, por ordem do general Ewerton Quadros.

Em dezembro de 2008, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.863, tornando o Barão do Serro Azul, o primeiro herói paranaense. Seu nome faz parte do Livro de Aço dos Heróis da Pátria, depositado no Salão Principal do Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

 

Apresentações

Curitiba será a primeira cidade a receber a apresentação, na sexta-feira (21/7), às 20h, no Teatro do Sesc da Esquina, com entrada franca. Em Paranaguá, o espetáculo será no Teatro Rachel Costa, dia 26/7, às 20h. Na sexta-feira (28/7), a apresentação será no Teatro Cine Ópera, às 20h, e, na Lapa, a peça será no dia 29/7, às 19h30, no Theatro São João.

Mas informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3304-2282 ou pelo site www.sescpr.com.br.

 

 

Realização: Sesc PR

Idealização: Grupo Barracão EnCena

Iluminadora: Nadia Moroz Luciani

Operador e assistente de palco: Cleverson Modesto

Investimento: Gratuito

 

Roteiro da circulação:

Curitiba: 21/07 (sexta|20h) – Sesc da Esquina

Paranaguá: 26/07 (quarta|20h) – Teatro Rachel Costa

Ponta Grossa: 28/07 (sexta |20h) – Teatro Cine Ópera

Lapa: 29/07 (sábado| 19h30) – Theatro São João

Postado em: Cultura, Teatro