Quase 1.100 participantes no Torneio Xeque Mate Sesc Xadrez

xadrez-sesc-foto-bruno-tadashi-4

Esse sábado (24/6) foi de muita concentração e diversão no Torneio Xeque Mate Sesc Xadrez, em Parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e a da Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar). Cerca de mil crianças e quase cem adultos enxadristas participaram do evento, no Sesc Portão.

Esta é a primeira etapa de 2017 do Torneio, que contará com mais duas: uma em outubro, outra em novembro desse ano. As categorias foram divididas conforme a série escolar, com alunos desde o primeiro ano, encaminhados por colégios da rede pública de ensino. O torneio – integrante do projeto Aprender e Jogar do Sesc – também deu oportunidade para comerciários e comunidade em geral.

O anfitrião do evento, gerente executivo do Sesc Portão, Henrique Gaio, deu boas vindas aos participantes e salientou que o evento contribuiu para a promoção e difusão da modalidade. Alia ainda cidadania e conhecimento por meio do Xadrez, além de proporcionar o intercâmbio entre os alunos.

Apesar da pouca idade de muitos participantes, as regras do esporte foram cumpridas e as partidas foram arbitradas pela Fexpar. Conforme aponta o presidente da entidade, Ciro Pimenta, a modalidade exercita a disciplina, o raciocínio e a cognição.

A parceria com estas entidades permitiu a ampliação do torneio. O Sesc já realizava em anos anteriores a Copa de Xadrez, mas nesse ano atingiu o recorde de inscritos. “A parceria com a Prefeitura possibilitou que o evento se tornasse mais robusto. Nós atuamos na organiza- ção a participação dos alunos, enquanto o Sesc cedeu o espaço e sua equipe de trabalho para um evento que oferece raciocínio aliado à diversão”, finaliza o diretor de Esportes e Lazer da SMELJ, Carlos Pijak.