Paraná Junino reúne 10 mil pessoas em Curitiba

_ivo0995

O Dia de São João, popularmente comemorado em 24 de junho, foi a data escolhida para o encerramento do Paraná Junino. O evento promovido pelo Sesc PR em parceria com a RPC completou sua 4ª edição com o arraial na capital paranaense, depois de passar por Foz do Iguaçu, no dia 3, e Londrina, no dia 18. Aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo Bosque São Cristó- vão, em Santa Felicidade, para participar da festa em Curitiba.

A programação iniciou por volta das 14h, com Feira Gastronômica, comidas e bebidas típicas, e artesanato. Nesta edição, 25 barracas gastronômicas e 41 de artesanato estavam disponíveis ao público.

A festa seguiu com atividades para a família, com contação de histórias, brincadeiras e apresentações artísticas. Um dos destaques da programação foi a tradicional quadrilha encenada pelos participantes do grupo de idosos do Sesc Água Verde, na mandala no centro do Bosque, sinalizada pelas bandeirolas.

Na sequência, o Sesc Portão realizou um aulão de dança. Em homenagem ao mês de junho, os participantes puderam aprender alguns passos do forró, típico da região Nordeste, ritmo também presente em muitas festas juninas Brasil afora.

No palco principal, os apresentadores Lucas Chaves, do Sesc, e Carla Lima,da RPC, animaram o público entre uma apresentação e outra. O primeiro a subir ao palco foi o coral do Sesc Água Verde, com repertório junino.

As crianças também tiveram espaço para se divertir com a apresentação do Grupo Baquetá, no espetáculo Baquetinhá, com canções da cultura popular brasileira. A boa música seguiu com a apresentação do grupo Novos Matutos, com repertório instrumental popular, que agradou o público, entre eles o casal Marlene e Vivaldo Melo. “Essa é uma tradição que vem se perdendo, mas que gostamos muito. Nós viemos também nas outras edições, mas desta vez decidimos vir vestidos a caráter”, completou Marlene.

O show do grupo Areia Branca, com forró e outros ritmos brasileiros embalou o festejo, que encerrou a programação do Paraná Junino no estado. Moradora de Santa Felicidade, Vânia Zadra aproveitou a festa ao lado do marido, da filha e do irmão que mora em Ponta Grossa, também acompanhado pela família. “Nós somos naturais de Piraí, onde as festas juninas são bem tradicionais. Essa é a primeira vez que participo da festa e estou adorando”, completou Vânia.

A diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri; o diretor de Esporte, Saúde e Lazer do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; o diretor financeiro do Sesc Paraná, Tadeu Litwin; o coordenador do Núcleo de Comunicação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Cesar Gonçalves; o conselheiro do Sesc PR, Zildo Costa; a gerente de Cultura do Sesc PR, Isabel Bezerra; o gerente de Planejamento do Sesc PR, Joil Baptistel; a gerente executiva do Sesc Água Verde, Silmara Marques; o gerente executivo do Sesc Portão, Henrique Gaio, e o gerente executivo do Sesc da Esquina, Osiel Silva, foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento,em Curitiba.

Postado em: Cultura