Sesc Caiobá vira circo com a programação do Congresso do Idoso

34551357152_d2986f1a40_z

A tenda montada no pátio do Hotel Sesc Caiobá já era um dos indícios de que a arte circense estava presente na unidade do Sesc no litoral. Desde o dia 9 de maio, as nove caravanas vindas de 18 cidades paranaenses estavam no local para a 6ª edição do Congresso do Idoso – evento promovido pela entidade que foi até o dia 12 de maio, com uma gama de atividades que permeavam o tema dessa edição: O Circo – A alegria como maior espetáculo.

A abertura oficial foi realizada na manhã de quarta-feira (10/5), reunindo aproximadamente 400 participantes, além da equipe de trabalho, imprensa e autoridades. Prestigiaram o evento o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer; o assessor da Fecomércio PR, Sergio Juarez Tavares – representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o diretor regional do Sesc PR em exercício, Marcus Vinicius de Mello, e o gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, que desejou boas-vindas aos presentes.

O Sesc PR é pioneiro no Trabalho Social com Idosos, iniciado há mais de três décadas, como lembrou o assessor da Fecomércio PR, Sergio Juarez Tavares. “Hoje eu que faço parte deste público, acredito que é sempre importante despertar a criança, o jovem, que existe dentro da gente, por isso o evento deveria até ser chamado até de jovens há mais tempo, pois é isso que somos”, pontuou.

A fala foi reforçada pelo diretor regional do Sesc PR em exercício, Marcus Vinicius de Mello, que agradeceu a participação dos presentes no evento, o qual, segundo ele, é reflexo do trabalho que as unidades de serviço do Sesc realizam com esse público. “Eu tive a oportunidade de trabalhar como gerente da unidade que hoje é Sesc Água Verde e conviver até com alguns participantes que estão aqui hoje, com quem eu aprendi muito. Hoje, eu também tenho a oportunidade de trabalhar em uma área que congrega todas as faixas etárias, e uma coisa que gostaria de ressaltar para vocês é todos nós precisamos entender e aceitar as diferenças, continuar vivendo intensamente e gostaria de pedir para que vocês continuem frequentando as nossas unidades, os grupos e as atividades ofertadas e pensadas em vocês”, concluiu.

Para o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, o Congresso do Idoso, assim como outros eventos realizados pelo Sesc na cidade e região, são de extrema importância para o litoral do estado. “Essas 400 pessoas que estão aqui hoje movimentam a nossa cidade, o nosso comércio, e são bem recebidas pela população local que também se sente participante da atividade. Hoje temos, inclusive, moradores de Matinhos compartilhando essas experiências dentro do evento”, explicou.

Também participaram da abertura o diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR em exercício, Adriano Trentin; a gerente de Ação Social do Sesc PR, Elisangela Domingues; o gerente executivo do Senac Caiobá, Roberson de Lima; o secretário de Assistência Social de Paranaguá, Levi de Andrade – representando o prefeito, Marcelo Roque; a secretária de Bem- -estar e Promoção Social de Guaratuba, Lourdes Monteiro – representando o prefeito, Roberto Justus; o capitão Rogério, representado o comando do 9º Batalhão da Polícia Militar; o presidente da Associação Comercial de Matinhos, Helisson Pampuch; e o presidente do Conselho de Segurança de Matinhos (Conseg), Edmilson Ribas.

O evento

Com o congresso, o Sesc busca oferecer momentos de lazer e entretenimento aos idosos. Após a abertura, os participantes participaram de diversas oficinas, prestigiaram apresentações artísticas, fizeram um happy hour na tenda de Circo montada no pátio do Hotel e se apresentaram no show de talentos.

Dez grupos mostraram as suas habilidades na noite do dia 10 de maio, no Centro de Eventos do Hotel Sesc Caiobá. Essa é a segunda vez que Luiza Zilio, de Londrina, participa do Congresso. Ela frequenta as atividades do Trabalho Social com Idosos do Sesc Londrina Centro e diz aguardar com ansiedade as inscrições para o evento em Matinhos. “Esse evento é tudo de bom. Fico muito feliz de poder estar aqui novamente”, comentou.

Mesmo fora de temporada, as praias e a região central de Matinhos estavam movimentadas no período. Os quase 400 participantes da 6ª edição do Congresso do Idoso fizeram um city tour por alguns pontos turísticos e pelo comércio do município do litoral paranaense, no dia 11 de maio.

A programação oficial do Congresso do Idoso foi encerrada na noite do dia 11, com o baile à fantasia, no Ginásio do Sesc Caiobá. Cadetes da Academia da Polícia Militar do Guatupê, de Curitiba, recepcionaram os convidados e dançaram com as senhoras.

Moradora de Matinhos, Florinda Giovane, era uma das mais animadas do baile. “Isso aqui é a minha alegria. Já é a segunda vez que participo e virei sempre que puder. o baile, sem dúvida é o ponto alto do Congresso”, enfatizou.

O evento seguiu até a manhã do dia 12, com caminhada na praia. Após o almoço, as caravanas retornaram para suas cidades de origem. Vale ressaltar que o Congresso do Idoso desse ano foi uma realização do Sesc PR e recebeu o apoio do Senac PR em oficinas de culinária e atendimentos na área de Beleza, do Grupo O Boticário, que também ministrou algumas oficinas, e da Polícia Militar por meio da Academia da Polícia Militar do Guatupê.

Clique aqui e confira fotos do evento. 

Postado em: Ação Social