Música autoral brasileira é apresentada no palco do Femucic em junho

Festival de Música Cidade Canção chega a 39ª edição com intérpretes de Norte a Sul do país nos dias 9 e 10 do próximo mês

0000

O Teatro Calil Haddad, em Maringá, recebe músicos de nove estados brasileiros nos dias 9 e 10 de junho, durante a 39ª edição do Femucic – Festival de Música Cidade Canção. Com entrada franca, o evento que é referência na produção, na técnica e na formação musical é promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, pela Prefeitura de Maringá e RPC e, além das apresentações, engloba outras ações voltadas à comunidade local – sobretudo os músicos da região.

Esse ano, 1.772 músicas foram inscritas no festival, por intérpretes de 203 cidades dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A comissão organizadora fez a seleção de 26 obras que serão apresentadas no Teatro Calil Haddad, nos dias 9 e 10 de junho, a partir das 20h30.

Sem caráter competitivo, o Femucic abre espaço para a música autoral e os mais diversos estilos musicais. Do instrumental à canção, do frevo ao chorinho, passando pelo samba, MPB e regional. Além de paranaenses, a 39ª edição do Femucic contará com músicos do Alagoas, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo.

Confira abaixo a lista com as selecionadas por data prevista de apresentação:

Apresentação no dia 9 de Junho de 2017 – Sexta-Feira
Música Responsável Cidade UF
CANOEIRA Thobias Lieven Belo Horizonte MG
CIRANDA DA SAUDADE Banda Sincopé Curitiba PR
CLAREIRA Vidro e Corte Curitiba PR
DESÁGUA Coro de Cor Salvador BA
DE ZÉ PRA ZÉ Regional Ginga Ligeira Brodowski SP
INDAIÁ Davi Sartori Curitiba PR
MEU TEMPO DE MENINO João de Lima Maceió AL
NASCENTE Ana Paula da Silva Joinville SC
NINGUÉM NASCEU PRA SER SÓ Coro de Cor Salvador BA
O FIO DO BIGODE Grupo Chão de Areia Tramandaí RS
PATUÁ Banda Matilda Juiz de Fora MG
PINDUCANDO Jubileu Filho Natal RN
SEM PONTO E SEM NÓ Banda Matilda Juiz de Fora MG

 

Apresentação no dia 10 de Junho de 2017 – Sábado
Música Responsável Cidade UF
BALANÇO CRUZADO Theodoro Nagô Itapetininga SP
BEIRA MAR, BEIRA RIO Bilora e banda Contagem MG
BORBOLETA Max Gonzaga São Jose dos Campos SP
COMPOSTELANA Adolar Marin Santo André SP
DO TITIO Trio Reserva Maringá PR
JONGO André Siqueira Londrina PR
MÃE Lencker São Paulo SP
MELODIA NOCTÍVAGA Uiliam Michelon Quarteto Vacaria RS
ROSEIRA Emiliano Pereira Curitiba PR
SAMBA DA MADRUGADA 5 pra Uma Curitiba PR
TEMPO DAS ÁGUAS Bilora e banda Contagem MG
TRISTEZA DO AURELIO Alana Moraes e Gabriel Selvage Rio de Janeiro RJ
XEININHA NO FREVO Água de Vintém Piracicaba SP

Ações formativas

Além das apresentações das músicas selecionadas, o evento também difunde a boa música em outros espaços da cidade, por meio de programação paralela. Os projetos Femucic nas Escolas e Femucic nas Empresas serão realizados entre os dias 5 e 9 de junho, com apresentações em escolas da Rede Municipal de Ensino de Maringá e, também, em empresas do comércio de bens, serviços e turismo da cidade.

Ações formativas de aperfeiçoamento direcionadas a músicos, estudantes da área e pessoas interessadas, estão programadas para ocorrer nos dias 5 a 8 de junho, no Sesc Maringá. O músico Sandro Haick comanda a masterclass pela manhã, das 10h às 12h. No período da tarde, ocorrerão simultaneamente as oficinas de guitarra (Sandro Haick); piano e prática em conjunto (Thiago Ueda); contrabaixo elétrico e prática em conjunto (Glauco Solter); Bateria e percussão / prática em conjunto (Endrigo Bettega); e Prática de Banda (Rafael Rocha), das 14h às 16h; e Prática de Big Band (Rafael Rocha), de 5 a 7 das 19h30 às 21h30.

As ações formativas que acontecem no Sesc Maringá estão com inscrições abertas que podem ser feitas no SAC da unidade (Av. Duque de Caxias, 1517). Para participar, os interessados precisam ter conhecimento de escalas, formação de acordes, encadeamentos harmônicos, fluência no instrumento escolhido, inclusive levando-o para as oficinas. Após as oficinas da tarde, os professores e alunos farão apresentações em locais abertos da cidade, das 17h30 às 19h30, entre os dias 5 e 7 de junho.

Ainda como parte da programação paralela, no dia 8 de junho às 20h30 no teatro Calil Haddad acontece o show de encerramento das oficinas.

A 39ª edição do Femucic recebe o apoio da Net, do jornal O Diário, do portal diário.com, das rádios: MundoLivre FM, UEM FM, Maringá FM, CBN Maringá, Mix FM e Nativa FM. O evento tem a promoção do jornal Gazeta do Povo.

Serviço:

39ª edição do Femucic – Festival de Música Cidade Canção
Realização: 9 e 10 de junho de 2017
Local: Teatro Calil Haddad – Maringá/PR
Entrada gratuita
Informações: (44) 3265-2750 | (44) 3265-2786 | femucic@sescpr.com.br | www.sescpr.com.br/femucic

Postado em: Cultura, Femucic